Parabéns, Rodrigo Carvalho!

 Hoje temos o aniversário do nosso Maestro, Rodrigo Carvalho!

Com as suas mãos, sorrisos e gestos majestosos, já dirige o grande coro misto há 15 anos! Apesar de ter começado o seu percurso académico em engenharia informática, decidiu seguir as suas paixões e enveredar pela música.

Professor no conservatório de música, sempre alegre e leve, dá tudo o que tem a ensinar aos infinitos alunos que passam nas suas mãos. Nunca podemos esquecer dos one and a two and a tea and a four and, as caminhadas pela sala, os exercícios de respiração, os exercícios rítmicos, mas também como o grande promotor das massagens corais. Isto tudo sempre acompanhado pelas suas conhecidas piadas de pai (muitas vezes também incentivadas pelo nosso alto Gustavo Gusmão).

Grande fã do desporto, de trilhas e do ciclismo, sempre pronto para falar de cadência, pedivelas, tubos de direção, até do tamanho do arco da roda! Aliás, podemos sempre o encontrar a participar em variadas trilhas e maratonas. Ainda este mês vai fazer uma com um dos nossos antigos coralistas, Luís Serrano!

Também não podemos falar dele sem falar dos seus dois filhos, Beatriz e Afonso, com os quais se emocionou aquando do concerto dedicado à prematuridade, Magnificat. É sempre tão bonito ver os olhos do nosso maestro, ao avistar os seus filhos e a sua mulher Paula, nos concertos do coro. Sempre pilares essenciais na sua vida e grandes apoiantes do nosso grande CMUC.

Nunca podemos esquecer os seus olhares em concerto, sendo ele o nosso principal auxiliar. É sempre mágico, em todo o concerto, perceber o sentimento todo que isto carrega, ao entendermos que ele está lá para nos segurar a todos. Com as caretas para cantar mais forte, os incentivos para sorrir mais e, como aconteceu no sarau de coros no Porto, ver ele a transpassar esse lado divertido dele e observar os saltos dele enunciados pelos gritos coletivos da plateia. “Salta Rodrigo, Salta Rodrigo, Olé olé!”

É impossível não escrever um texto sobre o nosso grande maestro sem ficar emocionado. Constantemente uma fonte de inspiração, sempre a chamar a atenção quando isso tem de acontecer, mas sempre com o objetivo de melhorar a qualidade do coro. Sempre atento e cheio de vontade para conhecer todos os coralistas, uma pessoa sempre brincalhona e amiga. As suas amizades nunca ficam pelo coro e podemos constantemente contar com ele fora das nossas quatro paredes. Isto tudo, acaba por refletir que o coro misto é mais do que cantar, mas também sobre comunidade, amizade e empatia. A quantidade de nacionalidades que já passaram por lá e ver como ele ainda mantém contacto com tanta gente, mostra o grande espírito CMUC’iano.


A realidade é que o Rodrigo integrou-se como uma luva neste nosso coro misto e transformou-o em algo muito especial. Como costumam dizer, vem com a bagagem de ser CMUC’iano e ele é o espírito vivo deste nosso coro.

Parabéns Rodrigo!

Enviar um comentário

1 Comentários